quinta-feira, 14 de abril de 2011

59º CONEG da UNE: confira uma das moções aprovadas durante a plenária final


Moção de apoio a efetivação da Universidade Federal da Fronteira Sul através de infraestrutura e contratação de professores e funcionários

A Universidade Federal da Fronteira Sul, a mais recente universidade federal implantada no país ,há apenas 2 anos,na qual foi uma conquista da região sul do país, por receber cinco campi distribuídos nas cidades de Laranjeira do Sul e Realeza no Paraná, Chapecó em Santa Catarina, Erechim e Cerro Largo no Rio Grande Sul.
Desse modo a UFFS, vem representada por seus estudantes pedir apoio a UNE, neste 59 CONEG, para a solução mais rápida possível de problemas de infra-estrutura que os estudantes estão sofrendo.
A UFFS compreende vários cursos de importância para a região Sul, bem como para todo o país, na qual os cursos pretendem desenvolver as cidades locais de forma econômica e social. Cursos como Medicina veterinária, Licenciatura em Ciências - Biologia, Química e Física, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo entre outros que não estão tendo um ensino de qualidade pela falta de salas de aula adequadas, de laboratórios de todos os segmentos, acervo insuficiente de material didático, além do quadro de professores e técnico-administrativos não comportar a realidade das demandas dos cursos.
Os campi ainda, mesmo após 2 anos de existência, não possuem sede própria, dependendo assim de outras instituições públicas para funcionar, sendo que essas instalações não asseguram condições de estudo para seus discentes, a qual serão extremamente prejudicados ao final da sua formação.
Também deve ser lembrado que por passarem por estas condições precárias os acadêmicos tendem a abandonar seus cursos aumentando ainda mais o índice de evasão no ensino superior no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário